Alimentação "social"

Chegou a grande altura de começar a deixar o seu filho comer da sua comida.
Por volta dos 12 meses, as crianças devem começar a ter o que se chama uma "alimentação social", pelo que deixa de ser necessário fazer comida específica para elas. Se o seu pequenote ainda só come sopa e fruta, aproveite para o ir habituando a comer um bocadinho de comida entre as duas. Tente que ele vá comendo a sopa com pedaços e a fruta por passar, para ele ir aprendendo a mastigar os alimentos.
A partir de agora deixa de haver restrições alimentares para o seu filho, sendo importante reforçar a ideia de que ele deve ter sempre uma alimentação saudável (que não deve incluir gorduras, fritos, sumos, chocolates e doces).
Nota prática: Aproveite esta altura para reduzir a quantidade de sal que põe na sua comida, pois isso acaba por ser benéfico para todos os membros da família. Aproveite ainda para incutir hábitos de uma alimentação saudável para toda a gente, já que esta é uma grande oportunidade de mudança.
Há ainda muitos pais que iniciam leite de vaca (igual ao consumido pelos adultos ou leites especiais "de crescimento") aos seus filhos a partir desta idade. Contudo, tal não é, de facto, o mais indicado. As recomendações da OMS e da Unicef referem que o ideal é manter o leite materno até aos 2 anos e a Sociedade Europeia de Nutrição Infantil (ESPGHAN) esclarece que até aos 3 anos o melhor para as crianças é manterem um leite "de pó" (etapa 3). Se possível, são essas as orientações que deve seguir para o seu filho.
Deve ainda manter os iogurtes de leite adaptado, pelo menos até aos 18 meses.

Etiquetas: