O meu filho não pára de vomitar - o que faço?

Os vómitos são muito frequentes nas crianças e geralmente são causados por infecções víricas (associados por vezes a diarreia) ou ingestão de alimentos inadequados.
Relativamente aos bebés pequenos, é importante distinguir os vómitos das regurgitações (“bolçar”), sendo que os primeiros dizem respeito à expulsão de leite em jacto, muitas vezes seguidos de choro. As “bolçadelas” geralmente escorrem pela boca e não se acompanham de choro.

O que fazer?
Quando deve consultar um médico?

Notas práticas:
Mesmo que o seu filho tenha muita sede, não o deixe ingerir uma grande quantidade de líquidos de uma vez, porque o preenchimento do estômago é um estímulo importante para a criança vomitar.
Outro aspecto a relembrar é que não deve forçar o seu filho a comer (desde que ele beba, não se preocupe). Hidratar é mais importante do que alimentar…
Não precisa de fazer nenhuma dieta em particular, pois se só lhe der alimentos que ele não gosta, vai mesmo deixar de comer.
Não há justificação nenhuma para fazer dietas (excepto a diminuição das gorduras e açúcares) ou retirar o leite da alimentação do seu filho.

Texto adaptado dos folhetos de conselhos para pais da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.

Etiquetas: