O que são as "viroses"?

Se houvesse alguma votação para o diagnóstico que mais deixa os pais irritados, acho que o prémio ia para as famosas "viroses". Existe um consenso quase geral da população que acha que quando um pediatra diz que um menino tem uma "virose", é porque não sabe verdadeiramente qual é o problema.
No entanto, tal não corresponde completamente à verdade...

As "viroses" são infecções provocadas por vírus, que correspondem a mais de 80% do total de infecções em idade pediátrica (particularmente nos primeiros anos de vida). Assim, o que esse nome quer dizer é que a criança tem realmente uma infecção, mas que irá resolver com o passar do tempo, pois é vírica. Ao contrário das infecções provocadas por bactérias, que necessitam de antibiótico, este tipo de infecção não tem nenhum tratamento específico e é por isso que nós tentamos apenas minimizar sintomas. O que cura verdadeiramente as "viroses" é o tempo e a resposta imunológica do organismo...

Podem causar qualquer tipo de sintomas (respiratórios, intestinais, febre, dor de cabeça, ...) e geralmente são bastante contagiosas, pelo que é frequente atingir vários elementos da mesma família.

Salvo algumas excepções, não é possível determinar com exactidão qual o vírus que causa cada infecção e isso é algo que gera alguma ansiedade aos pais. No entanto, tal como referi, o tratamento é sempre o mesmo (melhorar o desconforto dos sintomas), pelo que não é importante o facto de não se saber qual é o vírus responsável.

Espero ter contribuído para desmistificar um bocado este conceito...
É importante frisar que as "viroses" só não têm um nome mais "pomposo", porque existem milhares de vírus diferentes que podem causar o mesmo tipo de sintomas.
Assim, este não é um diagnóstico dado "para despachar", nem é correcto dizer: "isso não é nada, é só uma virose", porque as "viroses" são mesmo doenças e não um rótulo que se atribua porque não se sabe o que a criança tem.

Etiquetas: