Como escolher o carrinho do bebé?

A escolha do carrinho do bebé é sempre um marco na preparação da maternidade / paternidade.
Geralmente os pais gostam de ver vários modelos e depois escolhem tendo em conta apenas 3 aspectos:
- estética
- preço
- tamanho
Se me perguntarem a minha opinião, apenas acrescentaria mais 2 pontos, um no topo da lista e outro no fim, respectivamente:
1 - segurança / cumprimento das normas europeias
2 - facilidade em montar e desmontar
Relativamente ao primeiro, penso que este é o mais importante aspecto de todos. Assim, é fundamental comprar este tipo de artigos em lojas ou hipermercados certificados e pedir sempre que lhe mostrem o autocolante com a homologação europeia dos produtos, pois não é permitido por lei que eles sejam vendidos sem essa informação.
Quanto ao segundo, acho que vale a pena "treinar" na loja, de forma a não ser apanhado de surpresa no momento em que tem que utilizar o carrinho. Mesmo que lhe digam que é fácil, experimente com as suas mãos para ver se se adapta bem...
Por fim, não posso deixar de partilhar a minha experiência pessoal (enquanto pai), quando eu próprio "estudava" os diferentes carrinhos para escolher qual comprar para o meu filho mais velho. Estava eu na internet a ler as diferentes descrições e uma colega minha disse-me o seguinte: "Não percas muito tempo com isso, Hugo, porque não é isso que o vai fazer mais ou menos feliz..." Acho que este é um conselho muito valioso, porque por vezes atribuimos demasiado valor a coisas que não são assim tão importantes.
Claro que o conforto do seu filhote não é exactamente o mesmo em todos os carrinhos, nem a facilidade de condução é igual, mas acho que se garantir a segurança do produto (basta observar a homologação europeia), o resto é mais supérfluo...

Etiquetas: