Quanto leite devo dar ao meu filho?

A quantidade de leite que se deve ingerir varia bastante com a idade e peso da criança, particularmente nos primeiros meses de vida.
Assim, até aos 4-6 meses (antes de iniciar a diversificação alimentar) pode-se calcular de forma grosseira a necessidade diária de leite, bastando para isso multiplicar por 150ml o peso da criança em kg. A partir daí, fica calculado o valor para as 24 horas, pelo que a quantidade de leite a dar em cada mamada se obtém dividindo esse valor pelo número de mamadas que a criança costuma realizar.
Como exemplo, suponhamos que temos um bebé com 6kg. A necessidade diária de leite dele será de 900ml (150 x 6). Se ele costumar fazer 5 mamadas por dia, a quantidade de leite por mamada será mais ou menos 180ml (900 / 5).
A partir da diversificação alimentar, deixa de ser possível calcular correctamente a quantidade de leite. Desse modo, o mais prático é considerar que todas as crianças precisam de consumir entre 400 e 500ml de leite ou equivalentes (iogurte, papa, ...). Relembro que cada prato de papa tem o equivalente a 150-200ml de leite e cada iogurte cerca de 100ml.
Por fim, não se esqueça que o consumo reduzido de leite e derivados é prejudicial, mas o seu excesso também o é...

Etiquetas: ,