O que é a escarlatina?

Todos os anos ocorrem surtos de escarlatina, o que causa um verdadeiro "pânico" nos pais e nas escolas. O problema é que toda essa confusão é desnecessária e vou explicar porquê de seguida.
A escarlatina é uma doença muito frequente na infância e trata-se apenas de uma amigdalite que se acompanha por manchas na pele. Essas manchas são rugosas quando se passa a mão por cima, localizam-se preferencialmente no tronco, axilas e virilhas e podem dar alguma comichão. O micróbio que a causa é o mesmo das amigdalites comuns, bem como o risco de contágio, complicações e tratamento. Para além das manchas, é frequente também a língua ficar com um aspecto de morango e haver uma certa palidez em volta da boca. A febre, dor de barriga e dor de cabeça são outros dos sintomas que surgem com frequência.
Trata-se com um antibiótico e é uma doença de evicção escolar obrigatória. No entanto, a partir do momento em que as crianças estão sem febre há mais de 24 horas, podem retomar a sua vida normal, incluindo a frequência dos Infantários e Escolas.
No fundo, é uma amigdalite que tem um nome mais pomposo, mas que não passa disso mesmo: uma amigdalite...

Etiquetas: