A partir de que idade é que se devem estabelecer rotinas aos bebés?

Não é fácil responder a esta pergunta, porque as opiniões são diversas e, como seria de esperar, são de todos os tipos possíveis e imaginários.
No entanto, como em tudo na vida, também aqui acho que deve imperar o bom senso.
Se formos realistas, facilmente nos apercebemos que o dia-a-dia dos bebés é "saltar" de mamada em mamada, pelo que se torna muito difícil implementar qualquer tipo de rotina.
Pode-se (e deve-se) fazer com que eles percebam o que é o dia e o que é a noite, mas mais do que isso não é fácil. O único momento diferente que nos pode quebrar um pouco a rotina é o banho, mas fora isso, o dia acaba por ter todas as partes muito semelhantes.
No entanto, quando se começa a introduzir outros alimentos (entre os 4 e os 6 meses), começamos a demarcar claramente um momento diferente do dia, que se vai acentuar à medida que se adicionam refeições diferentes à criança (relembro que por volta dos 7 meses devem ser feitas 2 sopas/dia mais, eventualmente, uma papa). Deste modo, parece-me que este processo de diversificação alimentar é, claramente, a melhor altura para começar a criar rotinas nos bebés e é isso mesmo que costumo aconselhar...

Etiquetas: