Livro "Pediatra para todos"

Há algum tempo atrás fui "desafiado" pela editora Verso de Kapa para escrever um livro dedicado a pais e, após cerca de 3 meses de trabalho, ele está prestes a sair...
Vai estar disponível nas bancas já a partir do dia 2 de Maio, pelo que agradecia a vossa divulgação, se assim o entenderem.
Estamos tmbém a organizar uma cerimónia de lançamento, que vai ser no Porto (Fnac do Norte Shopping) e que eu em breve anunciarei o dia e hora, para quem quiser poder estar presente.



Eis a sinopse do livro:

Não há altura na vida em que a insegurança seja maior do que quando se tem um filho. Por isso, se alguém me perguntar qual é a maior preocupação dos pais, acho que a resposta é o medo de errar. Assim, torna-se útil recorrer a uma ajuda externa e por isso hoje em dia ser pediatra vai muito para além de ser apenas um bom tratador de doenças. O objetivo não é o de substituir os pais, mas estar disponível para dar algumas orientações e antecipar alguns dos problemas que possam surgir.
É com essa finalidade que surge este livro… Não pretendo substituir a observação médica, mas antes tentar transmitir alguns conceitos que me parecem fundamentais.
No primeiro capítulo vai encontrar uma série de respostas às perguntas mais frequentes que me colocam nas consultas.
O segundo capítulo é dedicado à alimentação, uma área em que a diversidade de opiniões é muito grande. Procurei reunir as orientações das principais sociedades pediátricas internacionais e transmiti-las de uma forma simples e prática.
No terceiro capítulo abordo alguns dos sintomas mais frequentes e, acima de tudo, quais os sinais de alerta para cada situação.
Por fim, vai encontrar um resumo das doenças mais comuns em pediatria, e as diferentes opções de tratamento.
O último capítulo está reservado para os “Mitos da cultura popular (e não só)”, onde tento avaliar, do ponto de vista científico, qual a veracidade dos mais frequentes conceitos populares que tão habilmente passam de geração em geração.
Acima de tudo, espero conseguir ser-lhe útil!

Etiquetas: