Outro mito - "Os bebés pequenos ficam aguados se não provarem a comida dos pais (e dos avós!)"

Muitas vezes esta ideia de que os bebés ficam "aguados" serve para justificar muitos disparates que se fazem com a alimentação, alguns dos quais podem ter consequências graves para a saúde.
Por volta dos 4 meses todos os bebés olham para os adultos quando estão a comer, mas isso não quer dizer que eles estejam a "aguar". Nesta idade, a boca é o que lhes chama mais a atenção (olham para a boca de quem está a falar, levam sempre as mãos à boca, ...), pelo que ficam curiosos quando alguém come, apenas porque está a usar a boca. Nós é que interpretamos de maneira diferente porque sabemos o que estamos a fazer, mas eles não sabem!
Claro que há sempre alguém que diz: "Coitadinho do menino, dá-lhe só um bocadinho para ele não reparar, não lhe faz mal nenhum". Apesar de na maior parte das vezes correr bem, esta atitude acarreta um risco enorme do bebé fazer uma reacção alérgica grave, que pode ter consequências desastrosas, mesmo que seja "só um bocadinho para provar".
Assim, acho que não vale a pena correr riscos, pelo que deve esperar que o seu filho cresça para ir experimentando os diferentes alimentos nas idades adequadas. Vai ver que em pouco tempo ele acaba por comer de tudo e, acima de tudo, poderá fazê-lo em segurança!

Etiquetas: , ,