Quais as vantagens e desvantagens do uso da internet pelas crianças/adolescentes?

Quem usa a internet, sabe que é um utensílio fabuloso.
Hoje em dia as nossas crianças e jovens têm uma quantidade praticamente infinita de informação, com um acesso em tempo real aos mais diversos conteúdos, pelo que podem preparar-se e actualizar-se muito melhor e com mais facilidade do que as gerações que os antecederam. 
Para além disso, podem contactar muito facilmente com amigos e familiares que estão longe, com voz e imagem em tempo real, o que permite aproximá-los de pessoas importantes e encurtar distâncias.
Também em termos de entretenimento, têm uma lista infindável de opções, para todos os gostos e idades, o que faz com que eles consigam encontrar sempre motivos para usarem a internet em qualquer momento.
As desvantagens são a outra face do problema e acompanham, como é logico, as vantagens que enumerei.
O conhecimento existe, está disponível, mas nem sempre é adequado ou vem de fontes seguras. Isso pode trazer alguns problemas, mas é preciso ensinar as crianças a saber filtrar a informação e escolher os melhores sites.
A questão de falar à distância pode também ser um verdadeiro problema, com todos os riscos da exposição a pessoas mal-intencionadas, muitos hábeis na escrita e que conseguem facilmente chegar aos anseios dos adolescentes.
Por fim, o problema dos jogos online, muitos deles bastante violentos e muito pouco pedagógicos, que acabam por entreter muito, mas ensinar muito pouco. Para além disso, a própria necessidade de estar sempre online e não desiludir os colegas que jogam com eles faz com que as crianças e adolescentes tenham muita dificuldade em gerir o seu tempo e abstrair-se desses universos paralelos quando assim tem que ser.
Para além destas, também a questão da dependência da internet, que cada vez mais gente vai manifestando um pouco por todo o mundo, é um problema real e que tem vindo a aumentar.

Etiquetas: